Para destacar a importância da prevenção das doenças na tireoide, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) promove, na segunda-feira (26), das 8h às 11h, evento em alusão ao Dia Internacional, celebrado no domingo. Ação acontece no pátio da unidade onde serão feitos exames físicos da tireoide e realizadas atividades educativas. Os casos mais complexos serão encaminhados ao IEDE.
A tireoide é responsável pela regulação do metabolismo. O excesso de hormônios, chamado de hipertireoidismo, provoca aceleração do metabolismo, causando emagrecimento, insônia, tremores e nervosismo. Já no hipotireoidismo, o paciente fica com o metabolismo reduzido, ganha peso, fica cansado, sonolento e com alteração de memória.
“A tireoide é uma glândula localizada no pescoço, que influencia o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento do indivíduo. Por isso, é importante verificar se o seu funcionamento está adequado. Os eventos, nestas datas, são importantes porque aumentam a conscientização sobre as práticas de prevenção”, destacou o chefe da Endocrinologia do IEDE, Luiz Felipe Osório.
Edneuza Beserra Moreira, de 63 anos, moradora de Botafogo, sentia calor em excesso e muito cansaço. Em 2024, ela foi operada pelo IEDE e voltou a ter uma vida normal. Ela destaca a importância da campanha educativa e aconselha a busca por ajuda profissional caso sinta qualquer sintoma adverso.
“Estava com um nódulo suspeito e um linfoma. Fui encaminhada para o instituto e fiz o procedimento de retirada. Agora, o por revisões uma vez por ano. Por isso, caso você sinta um pigarro contínuo ou dificuldade de deglutir procure um endocrinologista para se tratar”, aconselha Edneuza.
Em 2023, o Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia realizou 11.692 atendimentos ambulatoriais de tireoide. Em 2024, foram 13.575 assistências. Este ano, até abril, foram 4.108 atendimentos. A unidade também realiza exame de TSH (responsável por avaliar possíveis problemas na tireoide), ultrassonografia e Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), além de fazer cirurgia parcial ou total da glândula.
O Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione (IEDE) fica localizado à Rua Moncorvo Filho nº 90, Centro, Rio de Janeiro. O o à unidade é feito por meio do Sistema Estadual de Regulação.
Fonte: Secom